Projetos



Projeto Chapadas do Brasil



Matas abundantes, rios cristalinos, cânios, cavernas, cachoeiras, fauna e flora. Assim são as Chapadas do Brasil, lugares fantásticos, onde os atrativos naturais são fontes de incríveis imagens.
O relevo, das Chapadas, é um dos mais antigos do país. Foi originado por abalos sísmicos ocorridos há cerca de 500 milhões de anos. Na Era Glacial, foram cobertos por gelo,  depois viraram fundo do mar até chegarem a formação atual com a ajuda das chuvas e ventos, esculpindo formas inusitadas e belas.
O Projeto Chapadas do Brasil, tem como objetivo conhecer para divulgar e preservar as principais Chapadas do Brasil que estão sendo procuradas por turistas de todo o mundo em busca das belezas naturais e contato com a Natureza. São elas Chapada Diamantina, Chapada dos Veadeiros,  e Chapada do Araripe. Três Chapadas já foram visitadas pelo projeto.




Projeto Preserve as Restingas


O projeto Preserve a Restinga estimula a preservação e a importância da preservação das restingas por meio de fotografias da sua flora e fauna.
As restingas compreendem a flora e fauna, que ocorre nas praias, dunas, vales de dunas e nos terraços marinhos que foram esculpidos durante e depois da última época glaciar. Os solos cenozóicas da restinga (areia de quartzo + uma capa de humus) são predominantemente arenosos, salgados e pobres em nutrientes. Num sentido mais amplo, também as comunidades de plantas nas rochas fazem parte do ecossistema da restinga. *

A vegetação da restinga se caracteriza por folhas rijas e resistentes, caules duros e retorcidos e raízes com forte poder de fixação no solo arenoso. Nas proximidades da praia aparecem arbustos de pequeno porte, de 1,5 a 2 m de altura. Para o interior há árvores pequenas e, nos terraços marinhos, árvores que chegam a atingir 15 m.*
O projeto Preserve as Restingas objetiva sobretudo a preservação das áreas de restingas da região da Costa do Sol, do estado do Rio de Janeiro, especialmente o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.


* Fonte: Nicia Wendel De Magalhães (Descubra o Lagamar)


Como colaborar com os projetos:

Você pode colaborar com os projetos adquirindo produtos relacionados aos projetos;
Patrocinando ou enviando uma doação;
Apoiando e divulgando;
Com idéias e sugestões.

Para isso, entre em contato pelo email: jfmatulja@gmail.com